Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Motivação & Sucesso

Bom dia, pessoal !!!

Começarei a semana postando um texto muito interessante referente à líderes de empresas:

As palavras movem; os exemplos arrastam

"Há empresas e pessoas que se iludem ao achar que é possível realizar mudanças de comportamento em seus subordinados sem, primeiro, dar o exemplo. O velho ditado “faça o que eu mando e não faça o que eu faço” na verdade nunca teve sentido algum. A liderança eficaz tem como base o ditado latino “as palavras movem; os exemplos arrastam”, ou seja, pouco adianta falar o tempo todo sobre alguma coisa. Dê primeiro o exemplo e tudo começará a acontecer.
Conheço chefes, supervisores, encarregados, gerentes e diretores que fazem belos discursos pela ética, pela excelência no atendimento ao cliente, pela obsessão por qualidade, mas que dão exemplos absolutamente contrários aos seus discursos.
Essa incoerência entre o discurso e a prática é o maior problema das empresas e das pessoas. O descrédito delas vem justamente daí. Elas dizem uma coisa na publicidade ou mesmo em seus pronunciamentos públicos e na prática as coisas ocorrem de maneira quase oposta.
O líder deve ser um timoneiro - que não só fala bonito, grita e diz “vamos lá” -, mas aquele que em muitas ocasiões assume o comando, pega o timão e dirige o barco para locais mais seguros. Só assim terá o respeito de seus liderados.
Conheço falsos líderes que mandam fazer aquilo que jamais fizeram ou tiveram a disposição de fazer. Conheço falsos líderes que colocam seus liderados em situações de extrema dificuldade e se omitem na hora de assumir responsabilidades, isto é, de responder pela sua equipe. Conheço ainda aqueles que são “heróis de fachada” e fogem da luta quando ela se apresenta pra valer.
É preciso lembrar que a liderança eficaz só acontece através do exemplo. E esse exemplo tem que ser dado no dia a dia, nas pequenas coisas, nos detalhes do cotidiano, na forma de falar, de se expressar, de conduzir a resolução de um problema.
Avalie se você tem total coerência entre o discurso e a prática. Pense se você lidera pelo seu exemplo de comprometimento, atenção aos detalhes, respeito, ética e honestidade.

Pense nisso. Sucesso !"

(ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS)

Beijos e ótima semana !

Nenhum comentário:

Postar um comentário