Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bom chá !

Boa noite, pessoal !!!

Eu adoro chá e aprendi a beber de pequena, já que parei de tomar leite com apenas sete meses de vida. Lembro que na minha infância havia uma propaganda de uma marca de chá que tinha como slogan: "Dona Esmeralda só toma chá!" e lembro também que a minha avó Claire brincava comigo dizendo que eu era a Dona Esmeralda... Tempos bons que deixaram saudades !

Então, para "homenagear" o bom e velho chá, resolvi pesquisar e escrever sobre ele. Espero que apreciem !

Chá

Foi-se o tempo em que, no Brasil, os chás eram consumidos apenas para ajudar a curar desconfortos intestinais, gripes e outros probleminhas médicos. A despeito da cultura de remédio natural, os chás começam a ganhar status semelhante ao do vinho no País.

Quando foi levado da China para a Europa, a partir de 1610 - a princípio pelos holandeses e depois pelos ingleses, que difundiram a sua tradição no Ocidente -, o chá era uma bebida nobre, que custava caríssimo. Com o passar do tempo, o ritual de beber chá popularizou-se entre os europeus, sobretudo entre os ingleses.

No Brasil, a tradição "nobre" difunde-se a passos largos.

O chá é uma bebida estimulante e, quando bebido puro, tem quase zero de caloria. Seus principais efeitos são:

- Combater o envelhecimento das células;
- Reduzir o risco de câncer (principalmente de esôfago e estômago), doenças do coração, gastrite e derrame cerebral;
- Ajudar a fortalecer os ossos e a controlar a pressão arterial. Mas, cuidado: se consumido junto com as refeições, o chá pode diminuir a absorção de ferro. Ele tem também efeito diurético e pode provocar insônia em pessoas sensíveis à cafeína.

História do chá

Existem várias lendas em torno das origens dos chás. A mais popular credita ao Imperador chinês Shen Nung, em 2.737 a.C. a 'descoberta' da bebida. Ele estaria fervendo água embaixo de uma árvore quando algumas folhas caíram na panela.

Crendices à parte, a mais antiga evidência do cultivo do chá vem da China, no século 4. Naquela época, porém, as folhas não eram fervidas para beber, mas colocadas em bolos e fervidas com arroz, especiarias e nozes. Um pouco depois, as folhas da planta eram moídas e batidas em água quente. A tradição de tomar chá tal como conhecemos hoje só foi inaugurada na dinastia Ming, no século 14.

A Inglaterra trouxe os chás chineses para o Ocidente no século 17, motivada, segundo alguns estudiosos, pela escassez de café no mercado mundial. O país, que disputava o comércio na região sul do continente asiático, obteve o monopólio da comercialização das folhas de camellia sinensis (árvore de cujas folhas são produzidas os chás verde e preto) no continente até o século 19.

Originalmente uma bebida da elite européia, o chá se popularizou no século 18. A queda do seu preço, devido à diminuição de impostos e ao aumento das regiões produtoras de chá no mundo, tornou a bebida acessível às camadas mais populares.

Diferença entre chá e infusão

Chás só podem ser chamados por esse nome se forem feitos a partir das folhas da Camellia Sinensis, planta que dá origens aos chás preto, verde e oolongs. Ou seja, aquele chazinho de camomila que você sempre tomou não era, na verdade, um chá, mas uma infusão.

"Sempre houve essa confusão. As pessoas tendem a considerar que tudo o que vem em saquinho e é mergulhado em água quente é chá. Mas na verdade nem 'chá' mate é chá", conta Carla Saueressig, especialista e proprietária de A Loja do Chá, em São Paulo.

Infusões são todos os outros tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores e frutas em água quente.

Áreas de cultivo do chá
Apesar de a China ter ganhado os louros de sua origem, existem várias regiões do mundo produtoras de chá. Cada uma delas produz chás com qualidades específicas:

China: apesar de ser um dos principais países produtores de chá, a China é conhecida por seus blends (misturas) de chás.

Índia: 30% dos chás do mundo são produzidos no país. As regiões de Assam, Darjeeling e Niligri classificam os chás pretos indianos, considerados os melhores do mundo.

Sri Lanka: as fazendas de chá substituíram as de café. Os chás do Sri Lanka são conhecidos pela leveza e sabor acentuados.
Indonésia: país fabricante de chás de fragrância suave, usados em blends.
Tipos e misturas de chá
Os chás podem ser classificados em três tipos básicos: preto, verde e oolong. Todos são provenientes da mesma planta, a Camellia Sinensis. O que os diferencia é o processo de beneficiação da planta. Enquanto os chás pretos têm suas folhas fermentadas, os verdes são escaldados e fervidos, para garantir a preservação de sua cor. Os oolong se encaixam numa categoria intermediária. Passam pelo processo de fermentação mais brando e, por isso, têm aroma menos acentuado do que os pretos.

Cada tipo de chá, porém, tem o que podemos chamar de subcategorias. Essa classificação pode variar de acordo com a região produtora e aromatização por qual a planta passa.

Chá e suas combinações
Assim como os vinhos, as regras para combinar chás com refeições são bastante flexíveis.
"Na verdade não existem regras, cada um deve tomar como gosta", avisa Carla Saueressig, especialista e proprietária de A Loja do Chá, em São Paulo.
A especialista, porém, indica chás verdes, que são mais digestivos, para quem consumiu carne vermelha ou pratos gordurosos. Misturas com ervas, flores e frutos são os recomendados para quem fez refeições à base de aves. Depois do peixe, o melhor é um blend com limão, que suaviza o paladar. Para chá da tarde, chás combinam com biscoitinhos, petit-fours e bolos com especiarias.
(fonte: Terra)

Beijos e até amanhã !

Nenhum comentário:

Postar um comentário