Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Alerta médico !

Boa tarde, pessoal !!!

Recebi por e-mail a reportagem abaixo e achei importante divulgá-la !

Leiam este caso:
"Em 1999, um psiquiatra francês, na época com 43 anos de idade, passou uma hora conversando com um paciente. Durante todo esse tempo, ele sequer mudou o fone de lado e, quando desligou, sofreu cegueira temporária, sentiu dificuldade para falar e teve um derrame cerebral."
Agora prestem atenção ao alerta dos consultores médicos do Jornal Britânico 'Neurology':
"Não prendam o telefone no ombro com a cabeça. Está comprovado que é perigoso, e pode até ser fatal, conversar pelo telefone apoiando-o no ombro e firmando-o com a cabeça.  Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que o interlocutor está dizendo ou estamos fazendo algo mais. O caso relatado pela publicação científica refere-se a um psiquiatra francês que demorou uma hora com o telefone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo. Quando desligou, sofreu cegueira temporária e sentiu dificuldade em falar a que sobreveio um derrame cerebral.
Motivo: Um osso minúsculo, mas pontudo, sob a orelha esquerda e atrás do queixo, rompeu os vasos que levam o sangue até o cérebro. Esse rompimento dá-se porque a pessoa, sem sentir, vai pressionando cada vez mais a cabeça sobre o telefone e também, involuntariamente, vai levantando o ombro. Como é uma prática comum este comportamento, principalmente nos escritórios e, mesmo no lar, com a dona de casa fazendo suas obrigações, muitas vezes o problema afeta as pessoas com intensidade podendo causar problemas por acumulação.
Avisem a seus colegas de trabalho, familiares, amigos e demais pessoas de seu convívio para que evitem falar ao telefone prendendo-o entre a cabeça e o ombro."
(Dr. Luís Carlos Calil - Prof. Psiquiatria da Faculdade de Medicina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário