Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A paz mora ao lado

Bom dia, pessoas !!!

Seguem 10 dicas para (con)vivermos bem com os nossos vizinhos, tarefa nem sempre fácil e agradável pois infelizmente existe muita gente ignorante, mal educada e sem noção nenhuma vivendo ao nosso redor...

Moro num prédio de três andares onde qualquer barulho que eu ou outro morador fazemos pode ser ouvido por todos os moradores pois o prédio é antigo e não tem revestimento acústico. Ontem um morador decidiu usar a furadeira e o martelo às sete da noite e foi até umas nove. Haja paciência !!! 

Beijos.

A paz mora ao lado

1. Peça licença
É melhor do que se desculpar. A sensação de que suas urgências são mais importantes do que a de outros causa atropelo.

2. Cuidado com o volume
Gosto musical não se discute. Mas também não se impõe. Na rua, no metrô ou no ônibus, som muito alto, mesmo que com fone de ouvido, vaza e vira só barulho. Mas fique atento também ao barulho das crianças, da máquina de lavar, etc.

3. Buzina como alerta
Ela deve ser usada como item de segurança, com a função de alertar, não para xingar ou para evitar o uso do interfone. Além de se irritar, você pode perturbar um bebê, um idoso ou um doente que esteja precisando descansar.

4. Chão não é cinzeiro
Parece simples, mas muitas brigas podem ser evitadas com essa simples medida. As bitucas sujam as ruas, e o filtro que fica nelas contém elementos tóxicos, que contaminam o solo e a água.

5. Cuidado canino
Recolha o cocô do cachorro - e não deixe o saquinho pelo caminho.

6. Faça ações coletivas
Elabore hortas comunitárias, piqueniques e feiras de troca. Ações coletivas aumentam a troca de experiências positivas e o bem-estar.

7. Recepção à moda antiga
Não é fácil ser novo na vizinhança. Que tal ir recepcionar o novo vizinho? Talvez levando uma flor ou um bolo?

8. Respeite a regra
Conheça e respeite as regras do seu condomínio e, se morar em casa, obedeça o horário de silêncio e da coleta do lixo. Não estacione em frente ou invadindo a garagem do outro.

9. Seja tolerante
Se seu vizinho está atrapalhando - e isto não é algo repetitivo - tente ser mais tolerante. Nem sempre o vizinho percebe que está incomodando. E tenha bom senso: de que vale reclamar do barulho do vizinho, se você mora próximo a um bar ou praça barulhentos?

10. Conversa
Se conflitos surgirem, tente conversar pacificamente com seu vizinho. Se for preciso, peça ajuda do síndico ou do líder comunitário.

Fonte: Manual de Etiqueta - Planeta Sustentável/ Ed. Abril 

Um comentário:

  1. Bom dia querida !
    Estas regras simples deveriam ser lidas por todos que moram em aptos. Paciência e educação levariam a uma convivência saudável e até feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir