Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pneus

Bom dia !!!

Vocês sabem qual é a hora certa de de trocar os pneus dos seus veículos? Leiam esta matéria e aprendam com as dicas:


Com o passar dos anos, os pneus se transformaram em sinônimo de tecnologia. Mais duráveis e confiáveis, são capazes de suportar milhares de quilômetros sem que você precise ir a um borracheiro para fazer algum tipo de reparo, bastando ter o cuidado necessário na sua manutenção, principalmente no que se refere a verificar a cada 15 dias a pressão.
No entanto, como eles duram cada vez mais, muitas pessoas não tiveram que passar pela experiência de trocá-los e substituí-los por novos, e, por isso mesmo, não sabem a hora certa de fazê-lo. Ou seja, muitos rodam tanto com um jogo de pneus, que, muitas vezes, vendem o carro antes de trocá-los. Contudo, é necessário que cada motorista entenda um pouco sobre pneus, como calibragem, tamanho, fazer a troca pelo step, bem como a hora de trocá-los por novos.

Hora de trocar
Saber a hora de trocar o pneu do seu carro não é uma tarefa difícil. Então, fique atento a algumas dicas que te ajudarão, a saber, qual é a hora ideal da troca.

Quilometragem
Os fabricantes de pneus informam qual a vida útil deles. De uma maneira geral, eles fornecem a quilometragem máxima que um pneu pode chegar se observados os cuidados básicos indicados no manual do veículo, e também por eles próprios (os fabricantes de pneus), como calibragem correta, alinhamento e balanceamento do carro e da direção a cada determinado período de tempo, além de outros cuidados.
Portanto, mais do que a quantidade definitiva de quilômetros que você vai rodar com os seus pneus, este número é uma meta a ser buscada por você. Ou seja, o seu pneu não necessariamente vai durar o tempo informado pelo fabricante, sendo mais comum ele ter um desgaste específico. E, por isso mesmo, é importante você ter em mente outros detalhes para observar e ajudá-lo na hora de trocar.
Os pneus encontrados no mercado têm durabilidade média de 25 mil até 72 mil quilômetros, de acordo com o fabricante. Saiba qual é a do seu pneu, e tenha a consciência de observar alguns outros indícios para a troca, como os que apresentaremos a seguir. Mas, de uma maneira geral, o seu pneu rodará com segurança a até no máximo esse número informado pelo fabricante.

Indicador de desgaste
O seu pneu deve ser trocado antes de alcançar a quilometragem indicada pelo fabricante quando a profundidade dos seus sulcos diminuírem a 1,6 milímetros ou menos. Segundo o CONTRAN, Resolução nº. 558/50, os carros que estiverem equipados com pneus com o sulco inferior a 1,6 mm podem ser apreendidos.
O pneu possui indicadores de desgaste, indicados pela sigla TWI, que são saliências de borracha nos seus sulcos. Se o pneu sofre desgastes de forma a atingir tal saliência, torna-se inviável para o uso, devendo ser substituído.

Bolhas
Observe, ao menos a cada 15 dias, os seus pneus. Neste período é também aconselhável que você faça uma calibragem. Então, faça tudo de uma única vez.
Analise os seus pneus. Veja se eles estão com desgaste regular e se não possuem bolhas. Caso possuam, é sinal de que você deve procurar o revendedor autorizado ou uma borracharia de confiança. Na maioria dos casos, bolhas nos pneus levam a troca, porque são causadas pelo rompimento da lona que forma a carcaça dele. Portanto, esteja bastante atento a elas.

Deformações
Ao analisar seus pneus a cada 15 dias, procure também por deformações em sua superfície e na sua estrutura. Pneus repuxados, tortos, com saliências, devem ser trocados por novos.
Estes são os principais critérios que devem ser observados para saber qual a hora certa para se fazer a troca. Assim, para aumentar a durabilidade dos seus pneus, atente-se sempre para a calibragem correta, segundo as indicações do manual do veículo, e faça também o alinhamento e balanceamento da direção e das rodas. E outro detalhe importantíssimo é que você faça, a cada 15 mil quilômetros, o rodízio dos pneus, de forma que eles não fiquem com desgaste desigual.

Já está na hora de trocar? Então adquira novos pneus!

(fonte: Portal da Lu – Magazine Luiza)

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário