Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de maio de 2012

São João

Bom dia, pessoal !!!

Junho está chegando e com ele as festas de São João. E que tal conhecermos um pouquinho mais sobre as mesmas?


Origem do termo ‘Festa Junina’

Muitas pessoas não sabem a origem de São João, porque comemoramos esta data e também porque a data ganhou o nome de “festa junina”, conhecido popularmente.
Existem duas linhas de pensamento que explicam e justificam o termo “Festa Junina”: uma delas é que as festas de São João são comemoradas em junho e por isso teria sido batizada de “Festa Junina”; já a outra explicação seria o fato de que a festa tem origem em países católicos da Europa e o termo “festa Junina” seria uma homenagem a São João.
Os historiadores contam que quem trouxe a festa de São João para o Brasil foram os portugueses ainda na época em que o Brasil foi colonizado e também governado por Portugal. Com o tempo a festa de São João foi moldando à sua identidade e características próprias, mesclando a cultura dos povos de muitas regiões do país, levando em conta as particularidades de cada uma delas.
Apesar de comemorarmos a festa junina pelos quatro cantos do país, ela é típica da região do Nordeste. É lá que acontecem as grandes comemorações nesta data, o que aquece a economia da região, já que é o lugar preferido dos turistas para comemorar com muito requinte esta festa maravilhosa.
Comidas típicas
Quem consegue resistir a um belo quentão na festa de São João? Não dá, né! São muitas as tentações e fica difícil resistir a tantas delícias nesta festa incrível!
São muitas as receitas para comemorar o São João em grande estilo: bolo de milho, canjica, cuzcuz, bolo de pinhão, cocada, batata doce e muitas outras delícias típicas de São João.
Tradições da festa de São João
A tradição está presente em todas as comemorações de São João. Ela é marcada pelas quadrilhas que animam a festa com suas danças populares, pelas fogueiras que são o centro destas danças, pelo casamento à caipira sempre muito divertido, pela vestimenta típica à caipira, pelos balões coloridos, que hoje são considerados raros, devido às leis que proibem esta prática levando em conta os riscos de incêndio que oferecem.
Muitas pessoas comemoram o São João na rua onde moram, afinal, é um bom momento para confraternizar com os amigos e vizinhos, onde geralmente cada um oferece um prato especial para a festa e comemoram vestindo-se a caráter, com música, danças, fogueira e muita animação!
Algumas empresas também organizam a festa de São João para comemorar, confraternizar e se divertir junto com os colegas de trabalho e familiares, onde não é diferente: cada um leva um prato especial para compartilhar, saborear e se divertir!
Roupas Típicas
As mães adoram enfeitar os seus filhotes para comemorar a festa de São João e o que vale é a criatividade na hora de produzir um look à caipira super legal!
Vale apostar naquele vestidinho velho do fundo do guarda roupa e customizá-lo com pedacinhos de retalhos e fitas coloridas. O que importa é a originalidade e a criatividade para produzir as suas peças!
E quem diz que só as crianças podem se caracterizar nesta data engana-se! Existem vários looks bem legais que podem ser criados para pessoas adultas, afinal, São João não é São João se não tiver muitas roupas remendadas, costuradas e coloridas, não é mesmo?!
Não esqueça do chapéu (que também pode ser customizado), das trancinhas com laço no cabelo, da sapatilha e meia calça colorida para dar aquele toque no visual. Para os homens, o lenço no pescoço não pode faltar e, claro, muitos remendos na camisa (que pode ser xadrez, estampada, etc.) e um chapéu de palha para finalizar.
Simpatias de São João
É uma tradição as moças fazerem simpatias na festa de São João. Algumas pedem para encontrar um amor, outras desejam arrumar um bom casamento e por aí vai... Então contam com a ajuda do Santo Antônio casamenteiro. Vai que cola, né?

Músicas para ouvir no Arraial
Existem várias músicas típicas de São João e é bacana reunir algumas delas para utilizar na trilha sonora da sua festa de São João e até mesmo para as danças da quadrilha. Os estilos são muitos: fandangos, bumba-meu-boi, lundu, cateretê e por aí vai.
Que tal relembramos uma dancinha bastante famosa na festa de São João?
CAPELINHA DE MELÃO
(Autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro)

Capelinha de melão, é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo, não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
Decoração Junina
O São João é marcada  pela decoração de bandeirinhas coloridas, penduradas por todos os cantos e por objetos e acessórios de palha.
É bastante comum em época de São João os alunos decorarem as salas de aulas com bandeirinhas que simbolizam as festas juninas dando ao ambiente um toque todo especial em homenagem à esta data festiva.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o São João e suas tradições, que tal preparar uma festa de São João super legal na sua rua, na escola, junto com os seus amigos? Planeje a sua festa, peça a ajuda dos seus amigos para organizar tudo e divirtam-se!
(fonte: mundo das tribos)

E que venham as quermesses !!!


Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário