Powered By Blogger

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dia de São João

Boa noite, pessoas !!!
 
 
Hoje é Dia de São João ! Ele é conhecido como o "Santo festeiro" e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.
 
Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e outros.
 
Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina: a primeira é pelo fato das comemorações ocorrerem durante o mês de junho e a segunda seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.
 
O São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também possui várias comidas e doces típicos como: rapadura, amendoim, bolho de milho, curau, canjica, bolo de aipim, paçoca, etc... Um mais gostoso que o outro !
 
Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.
 
O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário