Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Madrinha de Consagração

Bom dia, pessoas !!!

Eu fui convidada para ser madrinha de consagração do meu sobrinho Leonardo e já sabia mais ou menos o significado do termo "madrinha de consagração" porém achei melhor aprofundar-me mais no assunto já que quero cumprir o meu "papel" da melhor maneira possível. Segue abaixo o significado:

O papel da madrinha de consagração

A consagração é, na verdade, um ato devocional. O papel da madrinha de consagração é, portanto, um papel simbólico, no sentido de cuidado espiritual. É aquela pessoa que assume, neste ato, rezar pela criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, a exemplo de Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” para esta criança. Mãe espiritual. Vale lembrar que a Consagração da criança a Nossa Senhora, por exemplo, não é sacramento. Não sendo sacramento, não há o mesmo rigor do batismo. Assim sendo, quem assume ser madrinha de consagração, assume, devocionalmente, os cuidados espirituais dessa criança, mas não se exige dela os mesmos critérios que se exige dos padrinhos de batismo. Além disso, a criança pode ser consagrada quantas vezes seus pais desejarem. A consagração, neste caso, funciona como uma bênção. É bom não confundir a consagração a Nossa Senhora com o batismo da criança. São duas coisas bem distintas. O batismo é a verdadeira consagração, o resto são atos da piedade popular, da devoção que tem o seu valor, mas não é algo imprescindível como é batismo.

(Pe José Carlos Pereira, CP)

Fiquei extremamente feliz e orgulhosa por ter sido convidada pelo meu irmão e pela minha cunhada  para ser a madrinha do baby e, se depender de mim e das minhas orações, o meu Leozinho estará sempre muito bem protegido e amparado !

Beijos.

4 comentários:

  1. Fiquei feliz em saber q vc deseja cumprir bem o seu papel, pois hoje eu recebi uma cobrança da "madrinha de consagração" do meu filho, porque ele fez hoje a 1ª Comunhão, recebendo então a hóstia consagrada" e eu não convidei=informei a ela. Foi preciso eu fazê-la lembrar q a última vez q ela esteve prox da criança foi no ano passado por conta do aniversário dele, na verdade ela chegou tão tarde q ele já tinha ido para cs da avó, e ela não se encontrou com ele, so se fez presente na minha cs. Ele já irá completar 10 ainda esse mês. Realmente é muito importante a escolha dos padrinhos, confesso q eu errei, nas escolhas q eu fiz, e não tem mais volta. Felicidades para vc e sua familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fatima, tudo bem?
      Fiquei muito feliz quando o meu irmão e a minha cunhada me convidaram para ser a madrinha de consagração do meu sobrinho e eu jurei para mim mesma que faria de tudo para ser a "melhor madrinha" ! Não sei se estou conseguindo mas todas as noites peço a Deus e à Nossa Senhora a sabedoria necessária para cumprir a "minha missão" da melhor maneira possível !
      Um beijo e obrigada por escrever !!!

      Excluir
  2. Bom dia, madrinha de consagração é menos importante que madrinha de batismo então?
    Obrigatoriamente os padrinhos de batismo precisam ser casados?
    Estava combinado que no batismo do meu sobrinho os padrinhos seriam eu (irmã da mãe) e o irmão do pai, mas alguém citou que não poderíamos porque não somos um casal de verdade.
    Sei que é egoísmo, mas fiquei bem chateada com isso. Se for assim, porque meu marido não pode participar do batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Dani !!!
      Tenho três irmãos e cinco sobrinhos e não fui convidada para ser madrinha de batismo de nenhum deles pois "sou solteira" e aí aparece aquela dúvida: quem será o padrinho??? Fiquei muito triste por conta disso mas fazer o que, né !
      Eu, no papel de madrinha de consagração, não me acho menos importante que os padrinhos de batismo.
      Sou madrinha de apenas um sobrinho mas amo todos da mesma maneira e sempre vou estar ao lado deles ! E é isso que importa !
      E todas as noites, quando rezo a Ave Maria e oro pelo meu afilhado, peço a Ela que cuide não só dele mas de todas as crianças, principalmente daquelas que sofrem por algum motivo...
      Beijos.

      Excluir